Critério 1: Aspectos gramaticais e seleção de vocabulário
Este critério avalia os estudantes no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa e se a seleção de vocabulário que foi feita é coerente com a proposta de redação.
Critério 2: Adesão à proposta
Este critério avalia se o texto dos estudantes atende às instruções da proposta de redação, considerando a abordagem do tema e os direcionamentos descritos na tarefa.
Critério 3: Adesão à coletânea
Este critério avalia o uso que os estudantes fizeram das informações da coletânea de textos da proposta na construção da sua redação.
Critério 4: Desenvolvimento do gênero discursivo
Este critério avalia se o texto dos estudantes foi construído com a estrutura e as características do gênero proposto.
Critério 5: Coesão
Este critério avalia se há uma relação entre as partes do texto dos estudantes, construída por meio do uso de recursos coesivos.
Critério 6: Coerência
Este critério avalia se as relações de sentido do texto estabelecidas entre as informações expostas são realmente coerentes, de acordo com o contexto apresentado.