Como funcionam as competências em atividades da Fuvest?

As competências são um parâmetro utilizados pelo corretor para avaliar a estrutura e o conteúdo de uma redação, o valor atribuído para cada uma delas, podem ser de até 200 pontos, isso vai depender do desempenho do aluno.

C1 (Competência 1): O aluno deve mostrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 

Nessa competência a redação do aluno será avaliada em torno das regras de ortografia, como concordância verbal e nominal, pontuação, pronomes, crase, uso do hífen, separação silábica, letras maiúsculas e minúsculas.

C2 (Competência 2): Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento, adequando-se ao texto dissertativo-argumentativo.  

Será avaliado em torno da leitura e escrita do aluno, a forma como organiza as ideias, como o tema foi abordado, argumentação coerente e domínio do texto dissertativo-argumentativo. 

C3 (Competência 3): Selecionar, organizar e interpretar fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista

O aluno deve elaborar seu texto de forma clara, onde suas ideias devem ser defendidas, seus argumentos devem ser justificados de acordo com o tema proposto e configurado em sua autoria. 

C4 (Competência 4): Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

O aluno deve organizar o texto de forma que estabeleçam entre si uma relação de sequências coerentes e deve apresentar um repertório diversificado de recursos coesivos. 

C5 (Competência 5): Elaborar proposta de intervenção para o problema levantado, respeitando os direitos humanos.

O aluno deve apresentar de forma detalhada uma proposta de intervenção de acordo com o tema da atividade, elaborando uma iniciativa que possa “resolver” os problemas abordados na proposta, sempre respeitando os direitos humanos. 

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