[Letrus] Revisão da Correção
A Letrus atua reduzindo os desafios operacionais do processo deensino-aprendizagem e gerando informações e devolutivas sobre o processo
de escrita dos estudantes, para que o(a) professor(a) possa investir o seu
tempo de forma mais estratégica, construindo conhecimento com os alunos
nos espaços destinados às trocas de ensino e aprendizagem a partir dos dados
mapeados. Dessa forma, há uma parceria entre professores e tecnologia, na
qual o(a) professor(a) é parte essencial da equação para o aprendizado dos
alunos e se torna fundamental também na melhoria da Letrus, identificando
oportunidades de aprimorar a sua metodologia pedagógica.
Assim, é importante reforçar que o nosso desafio é ser capaz de entregar para
os professores dados diferenciados que fogem ao olho humano e que
potencializam a sua prática. Portanto, optamos por utilizar várias ferramentas,
entre elas a inteligência artificial que, em contrapartida, não substitui o olhar
humano e que segue em contínua evolução a cada redação feita. Dessa forma,
encontramos desafios e buscamos ser ágeis na devolutiva para escolas e
professores. O processo de melhoria é contínuo e pautado na escuta ativa dos
docentes, estudantes e gestores.
Ainda, é muito importante dizer que o conjunto de devolutivas entregues pela
nossa inteligência artificial não tem como objetivo ser perfeita. Sabemos que
hoje não chegamos a níveis de personalização que um(a) corretor(a) chega. Ao
mesmo tempo, sabemos que a inteligência artificial não será influenciada por
fatores externos, como cansaço, emoções etc., algo que ocorre com corretores,
gerando maior consistência. Nosso objetivo é que ela seja uma boa devolutiva
e que sirva como base para um planejamento do estudante e do(a) professor(a)
de como melhorar a escrita. Assim, parte essencial do nosso programa é a
revisão pelo(a) professor(a), que pode editar a devolutiva a fim de colocar mais
comentários e, se necessário, até mudar a nota. Esse vídeo mostra como é
possível fazer essas alterações!