Quais são os motivos de zeramento na grade multigênero e no Enem?

Descubra os critérios que levam ao zeramento de redações na grade multigênero e no modelo Enem na plataforma Letrus, incluindo textos insuficientes, plágios e outros fatores.

Os motivos de zeramento de redações variam entre a grade Enem e a grade Multigênero, conforme descrito abaixo:

Enem

Para as redações no modelo Enem, os critérios de zeramento incluem:

  • Texto insuficiente: redações com menos de 120 palavras.
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.
  • Fuga ao tema: desvio completo do tema proposto.
  • Não atendimento ao tipo textual: ausência de características de um texto dissertativo-argumentativo.
  • Cópia de informações da proposta: reprodução de trechos da proposta de redação.
  • Cópia entre estudantes: plágio de textos de colegas da mesma turma ou de turmas diferentes.
  • Plágio de sites da internet.
  • Texto ilegível.
  • Uso de emojis: inserção de elementos gráficos como emojis na redação.

Grade Multigênero

Na grade Multigênero, as redações são zeradas quando apresentam as seguintes questões:

  • Texto insuficiente: redações com menos de 10 palavras.
  • Cópia entre estudantes: plágio de textos de colegas da mesma turma ou de turmas diferentes.
  • Texto ilegível: impossibilidade de leitura ou compreensão.
  • Texto em língua estrangeira: redações não escritas em português.
  • Cópia de informações da proposta: reprodução literal de trechos da proposta de redação.

Na Grade Multigênero, os critérios de avaliação atribuem uma pontuação mínima de 2 pontos (nível 1) caso um estudante não atenda adequadamente a um determinado critério.

  • Nível 1 (2 pontos): reflete situações em que o texto não atinge os parâmetros esperados para aquele critério específico, mas ainda permite que a redação seja avaliada nos outros critérios.
  • Pontuação zero para a redação: é atribuída apenas quando a redação como um todo não se qualifica para análise, conforme os critérios de zeramento descritos acima.

Essa estrutura permite uma avaliação justa, diferenciando situações em que a redação pode ser parcialmente avaliada das que inviabilizam sua análise completa.